Assobrafir

Associar Não perca tempo e associe-se já à Assobrafir!
 

Quem Somos


Valores - Missão - Visão

REGIONAIS / ESPECIALISTA

 

A ASSOBRAFIR E O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO DA ESPECIALIDADE

Nos anos 80, em decorrência de seu crescimento técnico-científico houve um maior reconhecimento e valorização da Fisioterapia Respiratória. Este campo de atuação profissional se diferenciava cada dia mais dos atendimentos ambulatoriais realizados em Clínicas e Centros de Reabilitação, tornando-se imprescindível no meio hospitalar, onde, progressivamente foi implementado em enfermarias e Unidades de Tratamento Intensivo. A necessidade de discussões científicas e um espaço para divulgar o conhecimento da área, fez com que fosse criado, o Núcleo de Estudos em Fisioterapia Respiratória, cujo líder foi Carlos Alberto Caetano Azeredo. Este núcleo congregava profissionais de diversas regiões do Brasil, sendo este, o início da organização da fisioterapia cardiorrespiratória Brasileira. Em 1983, Carlos Alberto Caetano Azeredo, com o objetivo de reunir os profissionais que atuavam na especialidade, organizou o primeiro Simpósio Internacional em Fisioterapia Respiratória, na cidade do  Rio de Janeiro, que contou com a presença de 2 mil participantes. Em 1984, durante a realização do II Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, ficou evidente que o Simpósio deveria torna-se itinerante pelo Brasil e tornou-se necessária a criação de uma organização com atuação política e de representatividade, para a especialidade.
 

Foi então que durante o III Simpósio Internacional, em Pernambuco, no dia 02 de setembro, a SOCIEDADE BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA (SOBRAFIR) foi criada e o Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória foi escolhido como sua atividade científica mais expressiva. Desde então, 10 presidentes já assumiram a sociedade, que por exigência jurídica, em 2006, teve que ser denominada ASSOCIAÇÃO ao invés de SOCIEDADE, passando a denominar-se ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA (ASSOBRAFIR). A diretoria da ASSOBRAFIR é escolhida por votação direta de todos os profissionais que pertencem ao quadro associativo, a cada 3 anos e sua sede está localizada na cidade de São Paulo. Devido às dimensões continentais do Brasil e a enorme abrangência da sociedade, foi necessário criar unidades regionais, que possuem a função de atuar diretamente com o sócio da região, transmitindo os ideais da Associação. Atualmente, a ASSOBRAFIR possui 9 regionais: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Bahia, sendo a primeira sociedade científica brasileira a titular Associados Eméritos, profissionais que tenham 20 (vinte) anos de filiação à Associação ininterruptamente. Cumprindo seu papel de entidade científica a ASSOBRAFIR confere 2 títulos de especialista. Em 1996 foi expedido o primeiro título de “Especialista em Fisioterapia Respiratória” , sendo os especialistas reconhecidos através de exame de proficiência. Este momento revestiu-se de suma importância, pois a implantação de especialidades dentro de qualquer atividade laborativa é o reconhecimento da existência de conhecimento e prática diferenciada. Este fato possibilitou o expressivo desenvolvimento da Fisioterapia Respiratória no país. Acreditava-se que a denominação “Fisioterapia Respiratória”, abrangeria todas as áreas de atuação, na qual o sistema cardiorrespiratório estivesse envolvido, porém, devido ao fato das especialidades serem referenciadas em função do cenário de atuação, houve o reconhecimento de que a atuação do fisioterapeuta intensivista, embora fortemente associada à Fisioterapia Respiratória, necessita de identificação própria. Com o objetivo de fortalecer a especialização, a ASSOBRAFIR conferiu no ano de 2008, os primeiros títulos de “Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva”.
 
A cada gestão a Associação evolui e cumpre seu papel primordial que é o de  congregar os profissionais que atuam na área e promover o desenvolvimento tecnológico e científico da especialidade. As entidades cientificas possuem um papel imprescindível na evolução da especialidade e não devem ser confundidas com pessoas ou nomes, ou serem meramente promotoras de eventos. Os eventos científicos devem ter um fim específico: divulgar os resultados de pesquisa na área e estimular debates científicos sobre a atuação assistencial.

Neste sentido  observa-se um número cada vez maior de resumos submetidos em cada Simpósio. A valorização da atividade científica é consolidada por meio da publicação dos anais em revista indexada e de qualidade cientifica indiscutível. Desde o X Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, os trabalhos científicos do evento são publicados como suplemento da Revista Brasileira de Fisioterapia.

Na atual gestão (2007-2009), uma das prioridades é a educação continuada dos profissionais das mais diferentes regiões do país. Este compromisso tornou-se uma realidade com a criação do ensino a distância (EAD ASSOBRAFIR), que abrangerá diversos assuntos de interesse da especialidade, contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico dos fisioterapeutas e  para a qualidade dos procedimentos e rotinas operacionais no âmbito da Fisioterapia Respiratória e da Fisioterapia em Terapia Intensiva, em todo o território Nacional.

No ano de 2008, a ASSOBRAFIR cumpriu também um importante compromisso social, através da criação da “Semana do Fisioterapeuta Cardiorrespiratório e Intensivista”, objetivando levar informações sobre nossa atuação para o público em geral. Estas ações foram iniciadas no dia 02 de setembro, data da criação da sociedade, onde vários projetos comunitários foram desenvolvidos por todas as regionais em todo o país, para divulgar nossa especialidade.

Considerando a quantidade de informação disponível e o dinamismo na renovação de idéias e conceitos científicos, sem que muitos profissionais tenham tempo suficiente para fazer uma avaliação crítica adequada, a ASSOBRAFIR busca através de todas estas ações, estimular o crescimento técnico-científico da especialidade, pois reconhece que o uso consciencioso, explicito e adequado da evidência científica é primordial para a  atuação profissional junto aos pacientes. A ASSOBRAFIR associa-se às demais entidades promotoras do saber, da representatividade e da responsabilidade profissional no âmbito da Fisioterapia, buscando oferecer a contribuição que sua  responsabilidade associativa impõe.
 

Para fazer o download do Estatuto para o seu computador, clique aqui com o botão direito do mouse e selecione "Salvar destino como". Em seguida, selecione o local desejado e clique em "Salvar". Para se fazer o download, é necessário o programa Acrobat Reader. Caso não o tenha instalado em seu computador, faça o download aqui. 

 

 

VALORES
1. Tradicao
2. ética
3. qualidade
4. ciência
5. Responsabilidade
  

MISSÃO
Representar a fisioterapia cardiorrespiratória e a fisioterapia em terapia intensiva, promover sua excelência profissional e servir como defensora da qualidade da assistência a saúde em todos os níveis de atenção.

 

VISÃO
Ser a associação representativa da fisioterapia cardiorrespiratória e fisioterapia em terapia intensiva em todas as Unidades Federativas do Brasil, buscando excelência em suas ações.

 

Rua Dr. Bacelar, 231 - Sala 22 - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04026-000 - | (11) 5084-5847

Copyright® - Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva - ASSOBRAFIR - todos os direito reservados - 2008

Website criado por interAmplitude